Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PODE OU NÃO???

4 participantes

Ir para baixo

PODE OU NÃO??? Empty PODE OU NÃO???

Mensagem por Roh Dom 18 Mar 2012, 12:59 am

Gente, soube que tem não pode se cruzar cores recessivas com outras...

Eu queria um macho siames e uma femea argente pied!!! Os filhotes nasceriam agoutis???
Tipo, poderia nascer argente, argente pied, siames, siames pied... Certo??? Mas porque agouti??

Obrigada!
Roh
Roh

Mensagens : 207
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : Sp

GERBS : 150
PODE OU NÃO??? 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

PODE OU NÃO??? Empty Re: PODE OU NÃO???

Mensagem por Roh Dom 18 Mar 2012, 2:43 pm

Genteeee o que eu faço para conseguir uma ninhada de diversas cores, com pieds... Tipo argente pied, agouti pied, siames pied...

COMO FAÇO VIR CORES VARIADAS, PIEDS E NÃO PIEDS???

Olha essas fotos:

PODE OU NÃO??? S3%2Bcopy
PODE OU NÃO??? Images?q=tbn:ANd9GcQBFuqwdrqEvMdJ6tNcCYiN9Nqo-M5JK1knHWvaZVaIU2o7rBlfyw

PODE OU NÃO??? Images?q=tbn:ANd9GcSf6UmcJKuyGGqDcR2GKA9cIAT7J69ZUT-V7yqGL8L7oO8_LKCD

PODE OU NÃO??? Images?q=tbn:ANd9GcQ77IbkZJvRr5qOSpNDtjbyNoGFENAXP9sUgBqj7JUSpUxqDAjFJg
Roh
Roh

Mensagens : 207
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : Sp

GERBS : 150
PODE OU NÃO??? 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

PODE OU NÃO??? Empty Re: PODE OU NÃO???

Mensagem por Gabriela.C Dom 18 Mar 2012, 5:03 pm

Bom, o pied é um gene dominante e nocivo se for duplo, ou seja, se considerarmos o gene como X, os filhotes Xx seriam pied, os xx não seriam e os XX morreriam e seriam absorvidos ainda no útero. Se você tiver pai ou mãe pied, são 50% de chances para cada filhote de ser pied, se ambos forem pied, a chance sobe para 66% de ser pied, 33% de não ser e 25% de ser XX e ser absorvido aindo no útero.
Pra ter uma ninhada colorida, por assim dizer, você precisa de pais com genes dominantes e rececivos, suponho que a maior diversidade de cores seria para Pai/Mãe1: Aa Cc Ee Gg Pp com Pai/Mãe2: aa cc ee gg pp.
Gabriela.C
Gabriela.C

Mensagens : 65
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : GO

GERBS : 60
PODE OU NÃO??? 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

PODE OU NÃO??? Empty Re: PODE OU NÃO???

Mensagem por Gabriela.C Dom 18 Mar 2012, 5:10 pm

Para os pais que você quer, os filhotes PODERIAM ser:
Agouti,
Eye Color: Black 10.546875%
Light CP Agouti,
Eye Color: Black 5.2734375%
Topaz,
Eye Color: Red 1.7578125%
Argente Cream,
Eye Color: Red 1.7578125%
Gray Agouti,
Eye Color: Black 3.515625%
Light CP Gray Agouti,
Eye Color: Black 1.7578125%
Ivory,
Eye Color: Red 1.171875%
Light Dark Eyed Honey,
Eye Color: Black 3.515625%
(BEW) Light CP Dark Eyed Honey,
Eye Color: Black 1.7578125%
Light Yellow Fox,
Eye Color: Red 1.171875%
Polar Fox,
Eye Color: Black 1.171875%
(BEW) Light CP Polar Fox,
Eye Color: Black 0.5859375%
Red Eyed Polar Fox, Apricot
Eye Color: Red 0.390625%
Himalayan, DTW,
Eye Color: Pink 9.375%
Pink Eyed White,
Eye Color: Pink 6.25%
"True" Pink Eyed White,
Eye Color: Pink 6.25%
Black,
Eye Color: Black 10.546875%
Siamese, Light CP Black
Eye Color: Black 5.2734375%
Sapphire,
Eye Color: Red 1.7578125%
Dove,
Eye Color: Red 1.7578125%
Slate,
Eye Color: Black 3.515625%
Light CP Slate,
Eye Color: Black 1.7578125%
Red/Ruby Eyed White,
Eye Color: Red 1.171875%
Nutmeg,
Eye Color: Black 3.515625%
Light CP Nutmeg,
Eye Color: Black 1.7578125%
Light Red Fox,
Eye Color: Red 0.5859375%
Pale Argente Nutmeg, Lt. Red Fox
Eye Color: Red 0.5859375%
Silver Nutmeg,
Eye Color: Black 1.171875%
Light CP Silver Nutmeg,
Eye Color: Black 0.5859375%
Red Eyed Silver Nutmeg,
Eye Color: Red 0.390625%
Himalayan, Very DTW,
Eye Color: Pink 9.375%

Se a genética for
Pai aacbchEeGgPp Siamês

Mãe AaCchEeGgPp Argente

OU

100% Agouti

Se a genética for

Pai aacbchEEGGPP Siamês
Mãe AACCEEGGPP Agouti
Gabriela.C
Gabriela.C

Mensagens : 65
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : GO

GERBS : 60
PODE OU NÃO??? 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

PODE OU NÃO??? Empty Re: PODE OU NÃO???

Mensagem por Roh Dom 18 Mar 2012, 5:30 pm

Nossa, entendi bem pouquinho :9-0:

Desculpa!!!
Obrigada mesmo pela lista!!!

Mas assim, para os filhotes nascerem iguais os da 1ª foto, quais cores que eu pego??
Grata!!
Roh
Roh

Mensagens : 207
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : Sp

GERBS : 150
PODE OU NÃO??? 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

PODE OU NÃO??? Empty Re: PODE OU NÃO???

Mensagem por Gabriela.C Dom 18 Mar 2012, 7:47 pm

Epa, é que eu já estudei genética, a primeira vista é meio chato de entender mesmo. Com as cores que você quer, os filhotes poderiam sair da cor dos das fotos, mas eu não tenho como te afirmar sem saber sobre os pais dos filhotes que você compraria. Uma dica seria escolher um de olhos vermelhos e um de olhos pretos, o que já ia te garantir uma diversidade de cores nos filhotes, porém já é algo pessoal essa escolha. Acho que o que vale mesmo é escolher um gerbil de uma cor que você goste, ter um casal com cores diferentes já é meio passo andado para os filhotes. Antes de ter os meus eu até tinha pensado em reproduzir, pra ficar com os filhotes mesmo e tal, mas depois até esqueci disso, por que eles por sí só há são animaizinhos incríveis, independente dar cor.

A propósito, esqueci de falar antes, mas não existe problema nenhum em ter ambos os pais com genes rececivos.
Gabriela.C
Gabriela.C

Mensagens : 65
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : GO

GERBS : 60
PODE OU NÃO??? 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

PODE OU NÃO??? Empty Re: PODE OU NÃO???

Mensagem por Roh Dom 18 Mar 2012, 8:10 pm

Então posso ter um argente pied,e um siames, vai dar diversas cores, né?
Roh
Roh

Mensagens : 207
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : Sp

GERBS : 150
PODE OU NÃO??? 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

PODE OU NÃO??? Empty Re: PODE OU NÃO???

Mensagem por Sara Malkoviking Dom 18 Mar 2012, 10:13 pm

Como a Gabi disse, no começo sempre ficamos empolgados com cores, marcações e etc, e com o tempo nos damos conta de que na realidade isso não importa muito. Uma das minhas fêmeas, a Flora, é Golden Agouti, uma cor tão comum quanto preto, e ela é muito doidinha, muito engraçada de observar, tem tantas peculiaridades, é geniosa... Isso é o que a torna especial, independente de possuir uma cor comum, e não rara. Claro que ter gerbils de cores variadas é aparentemente muito mais legal, e apesar das diferenças que têm entre eles, é muito mais fácil de distingui-los, princialmente quando vivem no mesmo terrário.

Quando me decidi pela reprodução, fiz a escolha da cor dos pais de acordo com a cor dos avós, tentando assim ter uma grande variedade de cores, entretanto escolhi uma fêmea LCP Agouti, com pais Gray Agouti e DEH, e um macho Light Nutmeg Pied com pais Nutmeg e LCP Agouti, com chances de uma ninhada realmente variada de olhos escuros! <3 (:
Sara Malkoviking
Sara Malkoviking


Mensagens : 364
Data de inscrição : 13/09/2011
Localização : São Bernardo do Campo

GERBS : 2147483647
PODE OU NÃO??? 73nkte

http://gerbilandia.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PODE OU NÃO??? Empty Re: PODE OU NÃO???

Mensagem por Roh Dom 18 Mar 2012, 10:34 pm

Aaah meninas, muito obrigada!!! Ainda vou me decidi...

Meu sonho é cruzar eles, comprar 2 caixas enoormes, e separar filhos machos com o pai e femeas com a mãe, e cada caixa, ter um erco-íris AUSHAUHSUAHSUAHS

Obrigada, mas ainda vou ver :)
Roh
Roh

Mensagens : 207
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : Sp

GERBS : 150
PODE OU NÃO??? 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

PODE OU NÃO??? Empty Re: PODE OU NÃO???

Mensagem por Sara Malkoviking Dom 18 Mar 2012, 10:38 pm

Gerbo-íris <3
Quando se decidir conta pra gente!
Sara Malkoviking
Sara Malkoviking


Mensagens : 364
Data de inscrição : 13/09/2011
Localização : São Bernardo do Campo

GERBS : 2147483647
PODE OU NÃO??? 73nkte

http://gerbilandia.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

PODE OU NÃO??? Empty Re: PODE OU NÃO???

Mensagem por Fernanda Santana Sáb 28 Abr 2012, 12:41 am

Meio tarde pra comentar? Espero que não, hihi... Ninhadas com cores bem variadas normalmente são fruto do que chamamos casal Kinder Ovo ;d Ou seja, cruzamento de animais bastante heterozigóticos. Quando cruzamos animais bastante heterozigóticos, o número de combinações resultantes é muito grande, por isso meio que pode sair de tudo, tudo-ao-mesmo-tempo-agora, hehehe. Lembrando que o mais heterozigótico possível (AaCc-EeGgPp) é um agouti, filhote, por ex., de um animal de cor bastante recessiva. Às vezes a gente subestima as ditas cores comuns, mas... tudo depente da linhagem da qual ele provém.

Não há nenhum problema em se cruzar animais com gens DE COR recessivos... o problema está em animais com muitos gens recessivos, não só referentes às cores, mas também a outras coisas, e... tbm muito homozigóticos, o que costuma acontecer com filhotes frutos de reprodução muito fechada (cruzamentos consanguíneos e tal), pq aí começam a aparecer os problemas genéticos. As características negativas se fixam na linhagem. Mas se tu pega animais com genótipo de cor recessivos, sem parentesco, sem histórico de problemas genéticos na família, não tem o menor problema em cruzar eles... na verdade, isso é algo que os criadores buscam fazer sempre que possível, justamente pra tirar cores mais "raras". Quanto mais recessiva, mais difícil de tirar, e, portanto, mais rara. Esse é um dos objetivos da criação de roedores como hobby.

Pra tirar determinadas cores, ou então várias cores, não tem outro caminho: tem que estudar genética básica, estudar os gens envolvidos e adquirir os animais de um (ou vários) criador(es) que possam te dizer qual é o genótipo dos bichos... ou pelo menos qual a cor dos pais e avós deles, pra que você consiga ter uma noção do genótipo. Só o fenótipo (a cor do pelo e dos olhos) não costuma te dizer o suficiente pra fazer esse tipo de previsão. É assim que a gente faz planejamento de manejo, cruzamentos, reprodução, estudando toda uma linhagem.... e quando a gente começa a ver os resultados na prática, é muito legal, hehehe.
Fernanda Santana
Fernanda Santana


Mensagens : 182
Data de inscrição : 15/09/2011
Localização : Curitiba-PR

GERBS : 200
PODE OU NÃO??? 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

PODE OU NÃO??? Empty Re: PODE OU NÃO???

Mensagem por Roh Sáb 28 Abr 2012, 2:03 pm

Nossa, obrigado Fer!!! Ta tarde não uahsauhsuahsuahs
Roh
Roh

Mensagens : 207
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : Sp

GERBS : 150
PODE OU NÃO??? 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

PODE OU NÃO??? Empty Re: PODE OU NÃO???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos