Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Misturas preparadas em casa

4 participantes

 ::  :: Alimentação

Ir para baixo

Misturas preparadas em casa Empty Misturas preparadas em casa

Mensagem por Fernanda Santana Qui 15 Set 2011, 7:47 pm

Entre as opções de alimentação, tenho pra mim que a que mais se aproxima de um "ideal" nutricional, é preparar a mistura em casa. Não é o mais prático, é claro, e talvez não compense pra quem tem só um gerbo, de qualquer modo, acho interessante compartilharmos algumas idéias - e "receitas" ^_^

Atualmente, estou oferecendo o seguinte pra meus animais:

    Mistura para gerbils adultos não reprodutores
    (dá aproximadamente pra 1 mês pra 2 gerbils)
    55g milho
    55g aveia
    55g painço
    55g arroz com casca
    55g arroz cateto com casca
    55g alpiste
    50g girassol com casca
    55g ervilha
    20g semente de abóbora (crua e sem sal)
    55g sucrilhos (sem açucar)

    Mistura para fêmeas gestantes/lactantes e filhotes
    (dá aproximadamente pra 1 mês pra 2 gerbils)
    75g milho
    40g aveia
    60g painço
    30g arroz com casca
    30g arroz cateto com casca
    60g alpiste
    75g girassol com casca
    70g ervilha
    30g semente de abóbora (crua e sem sal)
    20g sucrilhos (sem açúcar)
    40g soja em grão

Pretendo rever essas receitas em breve, adicionando mais ingredientes... essas são bem básicas, eu andei com o orçamento apertado e com poucas opções, mesmo assim, tenho notado melhor resultados com elas que com misturas pra hamster, que são um tanto gordurosas demais pros gerbos, o que se reflete diretamente no pelo e na aparência geral do animal. Costumo tomar a pelagem como um indicador de saúde... mistura pra hamster normalmente garante um aspecto oleoso (como se os pelos estivessem "grudadinhos" uns nos outros ao invés de bem soltos), o que não é o ideal.

Alguém mais aí prepara a mistura em casa?
Fernanda Santana
Fernanda Santana


Mensagens : 182
Data de inscrição : 15/09/2011
Localização : Curitiba-PR

GERBS : 200
Misturas preparadas em casa 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

Misturas preparadas em casa Empty Re: Misturas preparadas em casa

Mensagem por Sara Malkoviking Qui 15 Set 2011, 7:56 pm

Fernanda, sua foto é linda demais! *-* Quem é esse filhotinho?

Quanto a ração eu dou aquelas misturas prontas para hams, quando vejo que tem muito girassol e muito amendoim eu tiro um pouco e dou às vezes separadamente como petiscos, pois vi que se eles comerem muito disso ficam obesos! Sabe me dizer se é verdade?

Muito bom seu tópico! Parabéns! :D
Sara Malkoviking
Sara Malkoviking


Mensagens : 364
Data de inscrição : 13/09/2011
Localização : São Bernardo do Campo

GERBS : 2147483647
Misturas preparadas em casa 73nkte

http://gerbilandia.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Misturas preparadas em casa Empty Re: Misturas preparadas em casa

Mensagem por Guilherme... Qui 15 Set 2011, 8:01 pm

Fernanda fui instruído por um mulher (Cria e é experte nesses bichinhos) que o milho deve ser tirado pois pode diminuir o tempo de vida deles, que já não é muito grande.
Guilherme...
Guilherme...

Mensagens : 30
Data de inscrição : 15/09/2011
Localização : São Paulo, Capital

GERBS : 205
Misturas preparadas em casa 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

Misturas preparadas em casa Empty Re: Misturas preparadas em casa

Mensagem por Sara Malkoviking Qui 15 Set 2011, 8:03 pm

O milho? ):
Eles parecem gostar tanto! Será que é verdade?
O que você acha, Fernanda?
Sara Malkoviking
Sara Malkoviking


Mensagens : 364
Data de inscrição : 13/09/2011
Localização : São Bernardo do Campo

GERBS : 2147483647
Misturas preparadas em casa 73nkte

http://gerbilandia.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Misturas preparadas em casa Empty Re: Misturas preparadas em casa

Mensagem por Fernanda Santana Qui 15 Set 2011, 8:20 pm

Quanto a ração eu dou aquelas misturas prontas para hams, quando vejo que tem muito girassol e muito amendoim eu tiro um pouco e dou às vezes separadamente como petiscos, pois vi que se eles comerem muito disso ficam obesos! Sabe me dizer se é verdade?
Olha, eu nunca fiz o teste =P mas eu suponho que possa acontecer sim. O que eu vi acontecer algumas vezes foi, no caso de manter o casal junto, passar a oferecer pra ambos a mistura mais "reforçada", que supre as necessidades da fêmea gravidinha, mas está além das necessidades do macho... mais protéica e gordurosa do que o macho precisa... o macho ganhar peso sim. Mas é pouco. É difícil ver gerbils realmente gordinhos, e acho que nunca vi um obeeeeso, haha. A diferença mais aparente é no pelo... vou ver se encontro fotos depois ilustrando isso.

Acho legal tirar o amendoim e parte do girassol da mistura de hamster, fiz isso durante uma época também... mas aí o número de gerbils aqui em casa foi crescendo... e... bem, misturar os ingredientes começou a me parecer mais prático que ficar catando, hehe.

O filhote da foto é nascido aqui em casa, foi pra venda. Não é um dos "meus", rs. Mas gosto muito dessa cor, uma época tirei muitos desses por aqui ^_^

Fernanda fui instruído por um mulher (Cria e é experte nesses bichinhos) que o milho deve ser tirado pois pode diminuir o tempo de vida deles, que já não é muito grande.
Milho é um problema pra ratos, cancerígeno, inclusive, mas nunca ouvi falar de causar nenhum tipo de problema pra outras espécies de roedor. Os meus parecem não gostar muito, hehe, mas sempre ofereci, e está presente na mistura da maioria de meus amigos.
Fernanda Santana
Fernanda Santana


Mensagens : 182
Data de inscrição : 15/09/2011
Localização : Curitiba-PR

GERBS : 200
Misturas preparadas em casa 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

Misturas preparadas em casa Empty Re: Misturas preparadas em casa

Mensagem por Gabriela.C Seg 12 Mar 2012, 9:16 pm

Encontrei um pequeno problema com a alimentação dos meus gerbils. Encontrar um lugar que venda na minha cidade. Até fiquei animada quando vi a mistura caseira, mas mesmo percorrendo mercados e agropecuárias não encontrei tudo. Em compensação, achei alcon club, aquele que parece uma ração para cachorro. Queria saber se não existe nenhum problema em oferecer esse tipo de alimento ( parece tão artificial e cheio de corante) e complementar com as sementes ( ervilha, painço, linhaça, alpiste, girassol).
Gabriela.C
Gabriela.C

Mensagens : 65
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : GO

GERBS : 60
Misturas preparadas em casa 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

Misturas preparadas em casa Empty Re: Misturas preparadas em casa

Mensagem por Fernanda Santana Sáb 28 Abr 2012, 12:19 am

Também não gosto dos corantes. Aliás, na medida do possível evito até mesmo na minha própria alimentação Misturas preparadas em casa 2922479706 maaaass.... as rações da alcon podem ser utilizadas sim, sozinhas ou misturadas com outras coisas... o ideal mesmo seria fazer uma lista de tudo que você consegue encontrar com facilidade, pesquisar os valores nutricionais de cada coisa (aproximados, né), quanto de proteína e gordura tem cada "ingrediente"... aí tu joga isso em uma planilha e calcula as percentagens da mistura total. A AGS recomenda uma mistura (pra animais adultos, não reprodutores) com 12% de proteína e 7% de gordura. Aí tu pode, por exemplo, considerar a ração da alcon como um dos ingredientes, é só checar os valores nutricionais na embalagem..... por exemplo, se você por, sei lá, 100gr de cada ingrediente, é só colocar todos os valores um embaixo do outro e fazer uma média aritmética... depois tu pode mudar a quantidade disso e daquilo até chegar a mais próximos quanto possível do ideal.... ah, no caso de usar girassol, não esqueça que os valores nutricionais que tu encontra são referentes a girassol s/ casca... se for usar com casca, tem que saber que pesando girassol c/ casca, 60% do peso vai ser só a casca, portanto pode ser desconsiderado. Sei que é meio chato fazer as contas, pesquisa e tudo mais, mas... é uma coisa que você faz só uma vez, e, acredite, os resultados de uma dieta balanceada na saúde dos animais é visível... mesmo que balanceada assim meio nas coxas, afinal não fazemos uma análise à fundo, considerando outros nutrientes, vitaminas, etc. etc. ;d
Fernanda Santana
Fernanda Santana


Mensagens : 182
Data de inscrição : 15/09/2011
Localização : Curitiba-PR

GERBS : 200
Misturas preparadas em casa 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

Misturas preparadas em casa Empty Re: Misturas preparadas em casa

Mensagem por Gabriela.C Dom 06 maio 2012, 10:24 am

A mais ou menos um mês tenho utilizado uma mistura que comorei na pet, que tinha uma grande variedade de alimentos. Como tem uma quantia absurdamente alta de gordura (dava pra ver logo de cara pelos animais gordinhos que tinha lá, hehe, os gerbils tinham umas três vezes o tamanho dos meus), além de tirar o milho, acrescentei alimentos menos gordurosos e o alcon club. Meus pequenos parecem bem saudáveis e ativos, engordaram um pouquinho, mas eles até que estavam precisando.
Gabriela.C
Gabriela.C

Mensagens : 65
Data de inscrição : 25/02/2012
Localização : GO

GERBS : 60
Misturas preparadas em casa 73nkte

Ir para o topo Ir para baixo

Misturas preparadas em casa Empty Re: Misturas preparadas em casa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 ::  :: Alimentação

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos